terça-feira, 14 de junho de 2011

Mutirão tenta acordos em ações envolvendo a Light

Do Jornal do Commercio

10/06/2011 - Nesta sexta-feira, dia 10,  das 10h às 18 horas, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realiza mutirão para solucionar, por meio do acordo, ações envolvendo a Light Serviços de Eletricidade S/A. 

No mês de maio, a concessionária de energia ficou em terceiro lugar na lista das empresas mais acionadas nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) do estado, com 2.010 ações. De janeiro a abril deste ano, foram ajuizados nos JECs 8.415 processos contra a concessionária. O mutirão acontecerá no Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis, no 1º andar do Fórum Central, sala 103, corredor D, na Avenida Erasmo Braga, 115, Centro.

Segundo o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o maior grau de escolaridade e a conscientização da população sobre seus direitos estão entre as razões para o aumento da demanda nos juizados especiais.

Ele disse também que muitos consumidores sequer procuram as empresas, indo diretamente ao Judiciário.
"O Judiciário do estado do Rio é o mais célere do Brasil. Hoje levamos, em média, 80 dias entre a distribuição da ação e o julgamento.
Isso leva a um boca a boca entre os consumidores.
Muitos sequer procuram a empresa, vindo diretamente à Justiça. Afinal, falar com a empresa é sempre muito difícil. Na maioria das vezes, o atendimento é por máquinas", afirmou o presidente do TJ-RJ.

Titular do 2º Juizado Especial Cível e coordenador do Centro Permanente de Conciliação dos JECs, o juiz Flávio Citro Vieira de Mello disse que a expectativa é de que haja entre 60% e 70% de acordos. Ainda segundo ele, se a conciliação não for possível, as partes sairão com a data marcada para a leitura da sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário