segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alerj desiste de emenda constitucional sobre ações de improbidade

Do jornal O Globo

09/06/2011 - Após aprovar nas comissões a proposta de emenda constitucional que retira das 37 promotorias de Tutela Coletiva a prerrogativa de apresentar ações de improbidade contra deputados estaduais, prefeitos, delegados de polícia e conselheiros dos tribunais de contas, a Alerj decidiu recuar. 

O autor da proposta, que altera o artigo 171 da Constituição estadual, deputado e ex-delegado de Polícia Civil Zaqueu Teixeira (PT), afirmou ontem que já requereu à presidência da Casa a retirada do projeto. Ele explicou que decidiu pensar melhor sobre a medida após o início da série "Colarinho sujo", que O GLOBO vem publicando desde domingo.

As reportagens mostraram como tem sido difícil obter a condenação de agentes públicos no Rio envolvidos em casos de corrupção ou em atos que causam danos ao erário. O Globo também noticiou que a Alerj preparava a emenda que poderia criar mais dificuldades para combater a corrupção.

"As reportagens estão trazendo dados novos, como o fato de a sociedade não concordar com a proposta de emenda constitucional que apresentei. Não tenho problema algum em pedir a sua retirada", afirmou Zaqueu, acrescentando que as ações de improbidade precisam ser mais bem instruídas, para facilitar as condenações.

O parlamentar disse que foi mal interpretado. Segundo ele, a ideia original da medida era dar aos acusados o mesmo tratamento recebido por eles quando se trata da lei de responsabilidade, criada também para punir desvios de agentes públicos. A proposta de Zaqueu já havia sido aprovada na Comissão de Emendas e estava pronta para ser votada em plenário.

"A lei de responsabilidade estabelece que somente o procurador-geral de Justiça pode apresentar ações contra parlamentares, prefeitos e delegados. A minha intenção foi somente fazer com que a aplicação da lei de improbidade seguisse a mesma linha",  acrescentou Zaqueu.

Proposta já tinha aprovação de muitos deputados

O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), disse que já conversou com Zaqueu Teixeira e que, em breve, a proposta de emenda constitucional será arquivada:
"O deputado disse que não tinha mais interesse na proposta. Com essa manifestação, cabe ao presidente da Casa determinar a sua retirada, e isso será feito".

A proposta de emenda constitucional da Alerj, que tinha a aprovação de muitos deputados, estabelecia os casos em que o procurador-geral de Justiça poderia apresentar ações de improbidade. Com isso, retirava das promotorias de Tutela Coletiva da capital e do interior a função de processar os agentes públicos por desvio de conduta. 

Nos últimos anos, essas promotorias foram responsáveis por ações contra 28 deputados e ex-deputados estaduais acusados dos mais diversos tipos de crimes, como corrupção, fraude no auxílio-educação, enriquecimento ilícito e contratação irregular de funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário