segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Caso Sean: STF derruba decisão do TRF, e manda que menino fique!


Do jornal O Globo

18/12/2009 - O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem, por liminar, que Sean Goldman, de 9 anos, permaneça no Brasil. A decisão foi tomada no julgamento de um pedido feito pela avó materna, Silvana Bianchi Ribeiro. A guarda de Sean é disputada pelo pai, americano, e pelo padrasto, brasileiro. Na quarta-feira, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região havia dado 48 horas para que a criança embarcasse para os Estados Unidos.

Com a decisão de Marco Aurélio, a determinação do TRF fica suspensa até que a Primeira Turma do STF, formada por cinco dos 11 ministros da corte, julgue o pedido feito pela avó.

Devido ao recesso forense, a Primeira Turma voltará a se reunir apenas em fevereiro de 2010. No entanto, a situação pode mudar se os advogados do pai da criança entrarem com recurso no STF durante o recesso.

Nesse período, quem responde pelo tribunal é o presidente do órgão, Gilmar Mendes.

Na ação, a avó pede à Justiça que ouça a opinião de Sean sobre onde quer morar. Marco Aurélio não determinou o depoimento do menino, mas considerou prudente manter Sean no Brasil até que a Primeira Turma do STF julgue o pedido. "Cumpre marchar, em prol do paciente, sem açodamento", escreveu. Ele lembrou ainda que a Convenção de Haia, que trata de sequestro internacional de menores, prevê a manifestação da criança.

David Goldman, pai de Sean, planeja se reunir com seus advogados hoje para decidir o que fazer. Quatro horas antes da divulgação da decisão do STF, ele desembarcara no Rio com a esperança de levar o filho para casa, em Nova Jersey.

"Isso foi uma covardia. Eu tenho um imenso carinho pelo menino", disse ele, na porta do hotel em que está hospedado, em Copacabana.

À noite, Orna Blum, portavoz da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, criticou a decisão do STF: - O Departamento de Estado dos EUA está decepcionado com o fato de o pai não poder estar com o filho. É importante que reconheçamos os problemas emocionais que possam estar abalando o Sean. O Sean foi sequestrado.

Sean morava nos Estados Unidos com os pais, David e a brasileira Br una Bianchi.

Quando ele tinha 4 anos, a mãe o trouxe para passar férias no Brasil e nunca mais voltou. Bruna depois se casou com um brasileiro, João Paulo Lins e Silva, e engravidou dele.

No ano passado, ela morreu no parto e a guarda provisória de Sean ficou com o padrasto.

Desde então, pai e padrasto estão numa disputa judicial.

Goldman alega que o Brasil viola a Convenção de Haia ao negar-lhe o direito à guarda do filho. Já a família brasileira do garoto diz que, por "razões socioafetivas", ele deve permanecer no país.

O advogado Sérgio Tostes, que defende a família de Bruna Bianchi, informou que entrará hoje com um recurso para que o Superior Tribunal de Justiça reveja sua decisão de permitir a ida de Sean para os EUA.

"A família recebeu a notícia (da decisão do STF) com muito alívio. O que a lei diz é que a vontade do menino deve ser levada em consideração", disse.  "O pai pode ver o filho quando quiser. É só avisar. Ele é um pai omisso. Gosta mais de aparecer na televisão."

Sérgio mostrou dois cartazes, que teriam sido escritos pelo garoto, em que ele diz que quer ficar no Brasil para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário