quarta-feira, 11 de julho de 2012

Justiça já tem solução para 90% dos crimes na internet


11-07-2012


Fonte: jornal Brasil Econômico


Além das grandes obras de infraestrutura, instalações esportivas, hotéis e tantas outras melhorias que o Brasil deve conquistar por sediar um evento como a Copa do Mundo, essa oportunidade pode também trazer a possibilidade de um grande avanço do ponto de vista jurídico e tecnológico no que se refere à prevenção e ao controle dos crimes eletrônicos no país.
 
Temos mais de 50 mil processos julgados nessa matéria.
Lúcia Tucci
"É a ocasião perfeita para mostrar aos investidores, nacionais e estrangeiros, que o Brasil tem um ambiente jurídico seguro ", afirma Lúcia Tucci, advogada especialista em Direito Digital Eletrônico e vice - presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia e Direito Eletrônico da OAB/SP.
 
Ela explica que eventos assim são uma grande contribuição para que se multipliquem rapidamente o número de transações online no Brasil. E há que se considerar ainda que o país já conta com usuários de rede bancária de todas as classes sociais. Mais do que isso, destaca Lúcia, a convergência do direito e da tecnologia, focada na segurança, está presente em toda a economia.
 
Mas, se o aumento da quantidade de brasileiros bancarizados é positivo, ele também expõe a população a mais riscos. Dados da Febraban apontam que em 2011 houve um crescimento de 36% dos crimes na internet, em comparação com o ano anterior. Os prejuízos chegaram a R$ 685 milhões. Os dados se referem apenas aos crimes cometidos em ambiente virtual.
 
Lúcia pontua, porém, que esse dado não é suficiente para dimensionar os prejuízos decorrentes dos crimes para as empresas e pessoas físicas. "Por isso é cada vez mais importantes conhecer todas as ferramentas, soluções e proteções que integram um método de prevenção sistêmica, o que hoje une direito e alta tecnologia".
 
Discussão no mundo
 
De acordo com ela, o Brasil emerge hoje como grande candidato para liderar as discussões mundiais nessa área. "A legislação brasileira já nos permite resolver cerca de 90% das questões. Tanto que já temos mais de 50 mil processos julgados nessa matéria. Já exportamos conhecimento sobre leis de proteção de dados".
 
Além disso, a especialista destaca que recentemente o país deu um grande passo no processo de aprimoramento de sua legislação. Dois projetos de lei específicos - o Marco Civil da Internet e a Lei que ficou conhecida como "Carolina Dieckmann" - foram aprovados pela Câmara dos Deputados, seguindo para discussão e votação no Senado.

11-07-2012

Perigos das transações online

Fonte: jornal Brasil Econômico
    • Número crescente de transações online no Brasil é chamariz para cibercriminosos e incentiva investimento em segurança tecnológica
    • As perdas com fraudes por meio eletrônico chegaram a R$ 685 milhões em 2011
       
    • O crescimento foi de 36% se comparado com de 2010 (não foram contabilizados danos com a clonagem física de cartões de crédito ou de débito, apenas crimes ocorridos em ambiente online)
    • O ano de 2011 marcou o momento em que o internet banking tornou-se o canal preferido dos correntistas brasileiros, respondendo por 24% dos 66,4 bilhões de transações, seguido pelos postos de autoatendimento (13,5%), cartões (12,5%), agências (7,5%) e correspondentes (5,2%)
    • No total, as transações de internet banking cresceram 20% de 2010 para 2011
    • Foram 54 milhões de clientes que acessaram suas contas pela internet, 92% a mais do que os 28 milhões que usavam esse tipo de serviço há quase dez anos
    • Especialistas avaliam que a chegada ao mercado de clientes pouco familiarizados com os sistemas de compra online e de comércio eletrônico facilita a ação dos cibercriminosos
    • A utilização de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para transações bancárias também seria uma das causas para o aumento nas fraudes
    • No Brasil, poucas instituições financeiras concentram mais de 80% da população bancarizada. Por isso, um ataque a três ou quatro bancos consegue atingir grande parte dos brasileiros, o que também ajuda a atrair criminosos de outros países

Nenhum comentário:

Postar um comentário